No inverno ela é a rainha.
O que um jovem califa árabe, uma linda princesa sueca e o mais rico hidratante de Portugal têm em comum? Eles não podem existir sem o poder mágico das amêndoas.
Todos os meses de janeiro e fevereiro, o Algarve é palco de um espetáculo natural muito especial. Em seguida, a magnífica flor de amêndoa branca cobre o Algarve com um véu branco e lança o seu feitiço mágico sobre pessoas de todo o mundo. As flores brancas são chamadas de "neve do Algarve" e fazem da amêndoa a rainha indiscutível por algumas semanas no tão diverso mar algarvio de flores.
Segundo a lenda, devemos o esplendor branco a uma história de amor do século XII, quando o Algarve (Al-Gharb) ainda pertencia aos mouros. O jovem califa árabe Emir Ibn Almundim se apaixonou pela bela princesa sueca Gilda, a filha mais nova de um poderoso governante dos povos do norte.
Os dois se casaram e viveram felizes juntos. Mas no inverno, ano após ano, a bela Gilda foi tomada por uma misteriosa tristeza e profunda melancolia. Mesmo o califa preocupado não conseguia mais arrancar um sorriso de sua amada Gilda. Ele buscou conselhos de todo o mundo e não deixou pedra sobre pedra para animar a mente de seu grande amor.